De acordo com o Procon de Indaial, desrespeito ao consumidor nos espaços online ainda são difíceis de penalizar
INDAIAL - o Procon de Indaial possui um alto índice de resolutividade nos atendimentos e reclamações registradas, cerca de 95%. Os outros cinco por cento, no entanto, são formados especialmente por casos que envolvem compras online, onde fica difícil identificar o responsável por trás das irregularidades.
Para que o consumidor se proteja destas armadilhas, o diretor do Procon de Indaial, Aetius Timar Hennings, alerta para os cuidados necessários na hora de realizar uma transação via internet. "Procurem por sites de lojas já conhecidas, mas sempre certifique-se de que aquele é um site legítimo", explica. Para confirmar a veracidade das informações expostas na página, a dica é entrar em contato através do telefone disponibilizado e, mais do que isso, procurar por mais números de telefone atribuídos àquela prestadora de serviços e entrar em contato. "Já atendemos um caso em que a compra foi realizada em um site mascarado para parecer com o de uma grande loja de departamentos local. Mais tarde conseguimos descobrir que o domínio do site estava registrado na Rússia", alerta.
Outra dica na hora de fornecer os dados é observar sites já conhecidos, como a PagSeguro. Além disso, é vital fazer busca em sites como consumidor.gov.br (uma forma de Procon virtual), reclameaqui.com.br e outros do mesmo gênero, que são ferramentas de busca que dão indicativos de que uma empresa é idônea. Além disso, o Procon, através da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), divulga atualmente uma lista com o nome de empresas envolvidas em golpes pela internet.
"Não existe almoço grátis, assim como não existem promoções com preços muito baixos", ressalta Hennings, segundo ele, o consumidor deve considerar suspeitas ofertas com preços muitos baixos, pois o que existem são valores médios de mercado com pequenos descontos. É importante ficar atento inclusive durante as grande promoções, como as BlackFriday. Outra questão a ser levada em conta, é que um baixo valor pode significar que o produto fazia parte do mostruário ou ponta de estoque, e pode ter pequenas avarias. "O consumidor deve estar atento para não ser lesado por estas compras".
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