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ENTREVISTA

Educação: Inovação e equidade

  • Foto: Divulgação -

“O ano de 2024 começou com grande entusiasmo, especialmente com o retorno às aulas, onde a comunidade educativa se prepara para retomar suas atividades. Iniciamos em 9 de janeiro com os núcleos de Educação Infantil e, agora, em 15 de fevereiro, retornamos em tempo integral com as unidades Pré-Escolares e as escolas municipais”, conforme afirmou o secretário de Educação da Prefeitura de Timbó, Alfroh Postai, em entrevista concedida à redação do Jornal do Médio Vale (JMV).

 

FOTO/WILLIMAR KLITZKE/JMV

Na abertura, Postai destacou a eliminação da lista de espera para vagas nos núcleos de Educação Infantil (NEIs), uma preocupação histórica das famílias. Além disso, enfatizou o prestígio da educação municipal de Timbó, classificando-a como referência no estado e uma das melhores do país entre municípios de tamanho similar. “Esses resultados positivos são atribuídos a diversos fatores, incluindo a qualidade da estrutura educacional e o apoio aos profissionais, com investimentos significativos em formação contínua”.

O secretário cita como destaque a municipalização da Escola Polidoro Santiago, que era estadual, transformando-se em uma instituição municipal no final de 2023. “Essa iniciativa é um marco significativo na busca pela igualdade educacional. Este projeto representa a realização de um antigo sonho, impulsionado pela visão de proporcionar condições equitativas em todas as escolas. A municipalização trouxe melhorias significativas, como a inclusão de línguas estrangeiras na grade curricular desde o primeiro até o nono ano, algo que o estado não oferecia. 

Além disso, implementamos o apoio pedagógico constante para auxiliar os alunos em seu aprendizado. A Escola agora conta com recursos tecnológicos modernos, como lousas digitais e laboratórios de informática, antes inexistentes. Investimos também na alimentação escolar, priorizando a Agricultura Familiar local. Essas mudanças refletem nosso compromisso com a educação de qualidade e o bem-estar dos alunos”.

Segundo Postai, “o Plano Municipal de Educação tem como meta principal o aumento do atendimento educacional, abrangendo tanto a esfera estadual quanto federal, com uma previsão de atendimento de 25%. Hoje, o número de alunos no município é aproximadamente 5.000, com a inclusão da Escola Polidoro”.


Novidades

O secretário observa ainda que “registramos avanços notáveis, especialmente no desenvolvimento do ensino integral. Por exemplo, a Escola São Roque expandiu seu alcance para oferecer ensino integral do primeiro ao quinto ano, anteriormente limitado até o terceiro ano. Da mesma forma, a Escola Tiroleses, que anteriormente atendia até o terceiro ano, agora oferece até o quarto ano de forma integral. No entanto, essas ampliações requerem ajustes no espaço físico das escolas. Na Escola Nestor Margarida, que enfrenta superlotação, mantivemos o atendimento até o terceiro ano, pois o número de alunos nesse estágio é semelhante ao atendimento integral das outras escolas mencionadas. Contudo, para expandir além disso, precisaremos realizar adaptações significativas em suas instalações, especialmente para incluir um refeitório capaz de atender até 500 pessoas diariamente. Atualmente, servimos 171 refeições por dia apenas na Escola Nestor Margarida, evidenciando a urgência de investimento nessa infraestrutura”.


Falando sobre as melhorias nas instalações, destaca-se a construção do ginásio na Escola São Roque, que agora oferece uma estrutura moderna e acessível, com áreas de lazer e saneamento aprimorados. “É importante ressaltar que todas as escolas do município agora possuem ginásio. Essas melhorias não só atendem às demandas educacionais, mas também valorizam a comunidade, proporcionando um ambiente mais adequado para o aprendizado e o desenvolvimento integral dos alunos”.


Tecnologia 

O secretário ressalta ainda que “parte significativa da notável melhoria na educação em Timbó é atribuída à integração da tecnologia. Aqui, percebemos que a tecnologia e a educação andam de mãos dadas, proporcionando um diferencial essencial. Não se trata apenas de dispositivos eletrônicos, mas de qualquer ferramenta que os professores utilizem para enriquecer suas aulas. Um microfone, um giz diferente ou até mesmo um marcador de quadro são considerados tecnologia. O apoio decisivo do prefeito Jorge tem sido fundamental para impulsionar nossas iniciativas nesse sentido”.

Postai informa que “a oferta de recursos tecnológicos para melhorar o ensino destaca-se nas lousas digitais presentes em todas as salas de aula, desde a Pré-Escola, que projetam conteúdo através de data show, permitem interação com uma caneta especial e estão conectadas à internet, oferecendo acesso a recursos como o Google Maps. A tecnologia facilita significativamente o trabalho dos professores, embora tenham sido necessários treinamentos para lidar com dispositivos como o Chromebook. Parceiros como a Google forneceram formações para garantir o uso eficaz dessas ferramentas. Novas iniciativas, como as salas makers, estão sendo consideradas, oferecendo espaços equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, drones, óculos de realidade virtual e notebooks para programação, possibilitando projetos práticos e criativos, embora possam exigir ajustes no espaço físico”.

O secretário destaca ainda que “no campo da tecnologia, estamos buscando aprimorar a educação infantil, oferecendo aulas de robótica mais criativas e estimulantes para crianças a partir de quatro anos. Estamos explorando novas abordagens que ampliam a criatividade dos pequenos”.
Postai enfatiza ainda que “nossa equipe multiprofissional é um modelo regional e desenvolvemos uma política de educação especial com foco na inclusão, que tem sido referência para outros municípios. Recebemos reconhecimento da Promotoria do Ministério Público por nossos esforços nesse sentido. Desde 2017, temos trabalhado para expandir nossa equipe, que agora inclui psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos especializados e assistentes sociais para atender às diversas necessidades da educação especial e das crianças com altas habilidades. Esse apoio vai além do tradicional papel da professora de apoio, criando uma verdadeira rede de suporte para os alunos”.

O secretário ainda destaca as melhorias na educação especial em Timbó, com a criação de salas de atendimento especializado em todas as escolas, onde profissionais capacitados atendem crianças com necessidades especiais ou altas habilidades.

A entrevista completa do secretário de Educação está disponível nas redes sociais do JMV.

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