Salas de apoio das escolas de Indaial implantam inovação para gerar troca de experiências e economia
INDAIAL - É praticamente impossível escapar da tecnologia no mundo em que vivemos, ela nos cerca por todos os lados e oferece um mundo de possibilidades, então, porque não utilizá-la a nosso favor? Este questionamento levou a psicopedagoga Maristela Michels Welter a iniciar a implantação de um novo sistema para a coordenação das Salas de Apoio Pedagógico de Indaial.
Através de uma ferramenta de fácil manuseio e custo zero, o Google Drive, as 13 professoras responsáveis pelo atendimento às crianças que frequentam o apoio pedagógico nas escolas de Indaial iniciaram um trabalho de cadastro dos alunos que frequentam as salas. Muito além disso, a ferramenta possibilita uma ligação em tempo real entre as professoras e a psicopedagoga que está coordenando e acompanhando os trabalhos, assim como a troca de experiências.
Para esclarecer dúvidas e propor alterações, houve uma reunião de capacitação no dia 15 de março. "No início foi difícil, pois no Colégio Municipal, onde trabalho, são 70 alunos inscritos para o apoio. Estamos na fase de adaptação e regulação dos horários com as famílias e, para inserir tudo isso no sistema, foi um pouco complicado. No entanto, após fazermos algumas adaptações e concluirmos o cadastro, percebi uma facilidade muito maior para o nosso trabalho. Além disso, a troca de experiências é algo extremamente positivo", explica a professora Jéssica Bastos.
A docente Marili Boss Muller, que há 15 anos trabalha com apoio em escolas da cidade, diz ter sentido uma grande diferença no quesito socialização, que se transformou no foco principal da equipe para proporcionar o reforço de ideias que deram certo e a mudança de rumo para aquelas que não encaixaram. "Trabalhar com o apoio é muito gratificante, pois esses alunos precisam ser motivados de diferentes maneiras e o resultado deste trabalho pode ser visto na evolução apresentada por eles diariamente". Ela reforça ainda que é preciso investir em diferentes estratégias, já que cada pessoa aprende de maneiro diferente, para isso, considera que o nosso sistema veio para somar e facilitar o trabalho.
Implantação
Maristela esclarece que a implantação do novo método de trabalho iniciou assim que as professoras foram contratadas no início do ano, com visitas individuais e coleta de dados para contato. Em seguida, o apoio veio da equipe de informática pedagógica, através do coordenador Edemar Mengarda e do professor Marciano Scheitz. "Partiu da necessidade de aproximação e acompanhamento, sobretudo porque Indaial é grande. Como já utilizávamos o Google Drive nas salas de informática, apresentamos a ferramenta para elas", diz Mengarda.
Encanto
E como não poderia faltar uma abertura especial para o dia de debate e capacitação, os alunos Rubia Riffel, Vitor Hugo Godoi e Thais Ortiz, da E.B. Profª Úrsula Kroeger, apresentaram a peça "Diálogo entre Emília e Pinóquio". Lembrando que todo esse talento não foi descoberto por acaso, mas sim pelo trabalho e comprometimento da professora Meike Ittner e do diretor Jairo Gebien, nos proporcionando encantamento", finaliza Maristela.
Deixe seu comentário