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Mais facilidades para o cidadão

  • Ilustração/Divulgação -

Aplicativo 'Atende.Net' é lançado pela Prefeitura de Indaial com o intuito de trazer rapidez e comodidade no atendimento aos munícipes

INDAIAL - Já pensou poder ser atendido e ter acesso aos serviços públicos municipais pelo seu smartphone e sem precisar sair de casa ou fazer ligações? Isso agora é possível através do aplicativo Atende.Net. A ferramenta, desenvolvida pela IPMS Sistemas, está sendo disponibilizada pela Prefeitura de Indaial com o intuito de permitir que qualquer cidadão interaja com a administração sem ter que ir pessoalmente ou telefonar para o órgão público.

Esse sistema já vinha sendo implantando em outros municípios da região os quais possuem contrato vigente com esta mesma empresa desenvolvedora da ferramenta. Conforme informações repassadas pelo diretor de Informática da Prefeitura, Paulo Henrique Rodrigues, Indaial também é um destes municípios e contratou o serviço via licitação em novembro de 2018.

Ainda segundo Rodrigues, o aplicativo busca trazer uma série de vantagens aos munícipes, como mais "comodidade, agilidade, transparência, autoatendimento, consulta de processos, ouvidoria e solicitação de serviços públicos".

Para o prefeito, André Moser, o foco é modernizar a gestão pública. "Para isso, o uso da tecnologia tem sido um importante aliado nessa tarefa. Essa ferramenta gera economia nas demandas do cidadão. O poder público deve ser um facilitador".

Como funciona o Atende.Net? 

O diretor explica que para iniciar o uso do aplicativo é preciso de um login e uma senha. "O cidadão solicita o acesso, é enviada a solicitação à Prefeitura, que irá analisar as informações e liberar o acesso".

O aplicativo é separado por Grupos de Usuários: Cidadão, Servidor Público, Fornecedor, Empresas, Bancos e Ouvidoria. Ele pode ser baixado nos dispositivos Android e iOS.

No perfil Cidadão, o contribuinte poderá ter acesso aos débitos que possui em aberto com o município; emissão de Certidão Negativa de Débitos; consulta a todas as empresas cadastradas em Indaial separadas por segmentos, Notas Fiscais tomadas, histórico de relacionamento do cidadão com o município, licitações, protocolos e parcelamentos em aberto, documentação necessária para abertura de algum protocolo.

Pela tela do celular, o cidadão poderá, inclusive, registrar imagens de pontos com problemas na cidade, como reparos em bueiros e patrolamento de ruas, e informar à Prefeitura via aplicativo.

O atendimento a essas demandas irão depender de sua complexidade. "O objetivo é solucionar o mais breve possível", completa Rodrigues.

Já no perfil Servidor Público, o colaborador tem acesso à autenticidade do recibo de pagamento, comprovante de rendimentos de IRRF, demonstrativo de tempo de serviço, extrato anual de previdência e ficha financeira.

O Fornecedor pode consultar valores a receber, licitações em andamento, ordem de compras e contratos que possui com o município.

As Empresas possuem acesso aos itens do Cidadão. Com relação aos bancos, acesso à autenticidade de boletos e recibo de pagamento. No item Ouvidoria, o cidadão pode consultar as solicitações realizadas com o município.

Quem precisar de instruções de como utilizar o aplicativo, o setor de ouvidoria estará atendendo pelo telefone (47) 3317-8849 e o de informática pelo (47) 3317-8870.


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