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Saúde

Falta de pacientes

  • Arquivo PMI -

Ausência em consultas agendadas representa mais um fator para fila de espera

INDAIAL - Precisar de uma consulta especializada é sinônimo de paciência, pois o agendamento pode demorar algum tempo para ocorrer. Porém, existe uma situação na qual muitos não se dão conta e que pode piorar o quadro. Trata-se da ausência de pacientes em horários agendados. Segundo dados apresentados pela secretária de Saúde de Indaial, Adriane Machado Ferrari, no primeiro semestre de 2017 foram agendadas 75.513 consulta de espacialidades no Serviço de Atendimento Integral à Saúde (Sais). Destas, 3.386 não ocorreram porque o paciente faltou. Ainda, conforme os números apresentados por Adriana, há 1.450 pessoas na fila de espera. Ou seja, a grosso modo, há menos pessoas aguardando do que as que faltaram às consultas já marcadas. Já no Ambulatório de Especialidades (Ame), foram agendadas 6.418 consultas, 490 pessoas faltaram. O quadro se repete em todos os segmentos da Saúde que necessitam de agendamento.

Via de regra, é importante ressaltar que isto não significa que todos já teriam suas consultas agendadas, caso os pacientes tivessem comunicado sobre a impossibilidade de comparecer, pois depende da especialidade em questão. Há algumas zeradas, mas outras com extensas filas de espera. As maiores demandas estão nas especialidades de oftalmologia, endocrinologia, neurologia e odontologia.

Pacientes são avisados

Para tentar diminuir o número de faltas, o município implantou um sistema para confirmação de consultas. Funciona assim, três estagiários (um no período da manhã e dois à tarde), ligam para os pacientes 48 horas antes da consulta para relembrar e confirmar o agendamento. Ainda assim, muitos não avisam da impossibilidade de comparecer. Adriana afirma não ser possível precisar a média de tempo aguardada por um munícipe para o agendamento e realização de uma consulta, uma vez que dependerá da especialidade da qual necessita. Explica também que Indaial está pactuando com outros municípios para diminuir as filas de espera. Além disso, foi implantado o sistema de regulação, que analisa os casos por ordem de gravidade.

Demanda de consultas 

1° Dentista Geral: 1597

2° Oftalmologia: 658 *

3° Endocrinologia: 522 *

4° Neurologia: 351 *

5° Urologia 320 *

6° Nutricionista 232*

7° Psicologia 219 **

8° Ortopedista 214*

9° Pneumologista 158*

10° Psiquiatra 146 *

11° Cardiologia 140*

12° Dermatologia 139*

13° Fonoaudiologia 107 **

* Fila de espera: 1° consultas e retornos;

** Já foram regulados: Triados pela regulação.


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