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Economia e agilidade

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Processos digitais no setor público diminuem o uso de papel e asseguram dados

INDAIAL - O avanço tecnológico vem beneficiando diversos segmentos e trazendo mais agilidade e facilidade a nossa vida. Um dos setores que mais tem a ganhar é o setor público, onde diversos processos são realizados diariamente e que demandam uma série de procedimentos burocráticos, que muitas vezes precisam de resoluções rápidas. Para isso, a criação de sistemas em nuvem está não só poupando tempo, mas também assegurando dados e economizando papel.

Esse tipo de sistema foi implantando na Prefeitura de Indaial no fim de 2017, na Sala do Empreendedor. "Toda a abertura, alteração, desativação, entre outros assuntos de empresas são feitos de forma digital, onde não há mais a necessidade do cidadão ou contabilidade vir até a Prefeitura para entregar documentos. O que nos ajudou muito na agilidade e gerenciamento do processo", explica o diretor de Informática, Paulo Henrique Rodrigues.

Vale lembrar que a Sala do Empreendedor de Indaial é destaque no estado de Santa Catarina, conforme informa o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Mais de 1370 atendimentos já foram abertos via protocolo digital.

O setor de Recursos Humanos também foi contemplado com a nova tecnologia ainda em maio do ano passado. "Os atendimentos via protocolos para solicitações de informações como saldo de banco de horas e dúvidas da folha de pagamentos, foi uma medida que gerou mais economia de papel e agilidade, pois evita o deslocamento dos servidores de outras unidades do município até o edifício da Prefeitura", frisa Rodrigues.

Com a medida já foram abertos mais de 1271 protocolos de forma digital. A ferramenta também foi implantada na Secretaria de Administração e Finanças, no mês de abril deste ano, englobando o processo de compra, empenhos, contabilidade e tesouraria de forma digital, através de fluxos de processos de forma digital, presente no software Atende.net da IPM.

"Este processo traz inúmeras vantagens, tais como a economia de impressão, arquivo, agilidade no processo e mais transparência. Todo o processo foi mapeado e construído dentro do município, onde foram consultadas as rotinas de todo o processo junto aos servidores, de forma a garantir que haja uma boa aceitação e a contribuição para transformar a realidade da Prefeitura, eliminando as pilhas de papéis", finaliza Rodrigues.


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