Agilidade nos processos

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Indaial ganha destaque por ser a primeira cidade da região a implantar o processo digital de compras na administração municipal
INDAIAL - A terceira edição do Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí aconteceu na Associação Empresarial de Indaial (Acidi) reunindo prefeitos e gestores de mais de 20 municípios da região, no dia 18. O evento foi promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Indaial, e proporcionou um dialogo sobre inovações que podem transformar a cidade, tornando o serviço público mais eficiente.
Na ocasião, 10 cidades receberam premiação de "Projetos Inovadores", dentre elas está Indaial, a primeira da região a implantar o processo digital de compras, fazendo com que o tempo de tramitação dos processos caísse de 20 dias para apenas dois dias na Secretaria de Administração e Finanças.
Segundo o diretor de Informática de Indaial, Paulo Henrique Rodrigues, a ideia é implantar o sistema nas outras 12 Secretarias Municipais. Ao todo, uma média de 15 mil compras são feitas a cada ano no município. "Hoje o secretário consegue liberar pelo aplicativo. A gente agiliza o processo e traz mais comodidade ao contribuinte. Outro ponto importante também é na questão da transparência, onde o cidadão pode conferir todos os detalhes no portal", ressalta o diretor, acrescentando que a Prefeitura também se prepara para emitir alvarás de forma online.
Outra inovação que foi implantada a poucos dias, diz respeito ao controle da frota municipal, onde 180 veículos, como ônibus, ambulâncias e até tratores, que prestam serviços na zona rural, que passam a ser rastreados.
Das próximas medidas, para procedimentos online, a intenção é de informatizar todo o processo de análise, solicitação de viabilidade e alvará de construção.
Sala do empreendedor
O sistema de processos digitais também está ativo na Sala do Empreendedor, que é destaque no estado de Santa Catarina, conforme informa o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Desde 2017, quando foi implantado, "toda a abertura, alteração, desativação, entre outros assuntos de empresas são feitos de forma digital, onde não há mais a necessidade do cidadão ou contabilidade vir até a prefeitura para entregar documentos. O que nos ajudou muito na agilidade e gerenciamento do processo", explica Rodrigues.
O prefeito, André Moser, destacou a importância da informatização para facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos. "A tecnologia, além de facilitar o acesso do cidadão ao serviço público, reduz custos, diminui o tempo de espera e torna o serviço.
Foto: PMI
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