logo RCN

Procon alerta consumidor para golpe

Golpistas estão utilizando o nome do Procon de Indaial para aplicar golpes virtuais. Esse tipo de golpe tomou proporções nacionais, além de Santa Catarina, Paraná e São Paulo já identificaram esse tipo de golpe em suas entidades. Na quarta-feira, dia 1º de novembro, o Procon de Indaial emitiu um alerta em suas redes sociais avisando empresários e consumidores sobre o golpe.
Para esclarecer o assunto e repassar mais informações à comunidade local e regional, a redação do Jornal do Médio Vale (JMV) entrou em contato com o coordenador do Procon de Indaial, Aetius Timar Hennings.

JMV - Que golpe é esse?
Como está sendo feito?

Hennings - Os consumidores recebem e-mails fraudulentos em nome do órgão, geralmente com o título “Notificação do Procon” contendo em seu teor, número de processo e/ou protocolo, avisando que foi aberto um processo no Procon contra o contribuinte/empresa, acompanhado de um link para que o consumidor acesse e supostamente consulte os autos do processo. No entanto, este link pode conter vírus, acarretando diversos prejuízos ao consumidor, seja em seu celular, computador ou inclusive contaminar toda a rede do usuário. Além do mais, esse vírus acaba acessando dados privados e sensíveis do consumidor, como a conta bancária, por exemplo.

JMV - Como o Procon ficou sabendo?

Hennings - Nos últimos meses, houve um grande aumento de atendimentos no órgão referentes a esse caso, além de um comunicado do Procon de Santa Catarina alertando sobre o golpe.

JMV
- As vítimas são de Indaial?

Hennings - Em virtude do seu grau de jurisdição e competência, boa parte dos consumidores que procuram o órgão são de Indaial. No entanto, essa situação já tomou proporção nacional, ocorrendo com diversos Procons do país.

JMV - Qual é a orientação
para quem receber o e-mail?

Hennings - Em caso de dúvidas ou suspeitas, o consumidor deve entrar em contato com o Procon através dos meios oficiais de comunicação, para verificar a autenticidade do conteúdo recebido. Aliás, o Procon enfatiza que não solicita dados dos consumidores desta maneira ou por qualquer outro meio de comunicação. As notificações realizadas pelo Órgão são feitas através dos Correios (AR) ou presencialmente.

JMV - Já aconteceu outros
golpes envolvendo o Procon?

Hennings - Infelizmente, este não é o primeiro caso e não será o último. Por isso, o Procon reforça que em caso de recebimento de conteúdo duvidoso ou suspeito, seja por qualquer meio, que o consumidor entre em contato com o Procon através dos meios de comunicações oficiais do órgão ou de forma presencial.

JMV - O atendimento do Procon
é feito on-line, ou só presencial?

Hennings - O Procon de Indaial realiza atendimento de forma presencial, das 8 às 17h, localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 675 na Praça do Cidadão e através dos telefones (47) 3306-5524 e (47) 3306-5525.

PM prende homem pelo não pagamento de fiança em Timbó Anterior

PM prende homem pelo não pagamento de fiança em Timbó

Acusado por ataque em creche de Blumenau enfrentará júri popular Próximo

Acusado por ataque em creche de Blumenau enfrentará júri popular

Deixe seu comentário