logo RCN
MAIO AMARELO

Mês de conscientização para trânsito seguro

  • FOTO/PMI - -

Você leitor, já deve ter observado que algumas cidades do Médio Vale realizam campanhas de conscientização para um trânsito mais seguro. Destaque para o Maio Amarelo, que é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito. Sua primeira edição ocorreu em 2014. Ele foi criado com base em uma resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas, em maio de 2011, que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.
Os municípios do Médio Vale estão realizando uma série de campanhas voltadas para o trânsito seguro.
Em Indaial, segundo a diretora do Departamento de Trânsito Sheila Almeida, a abertura do Maio Amarelo aconteceu no dia 4 de maio, com a solenidade defronte à Prefeitura. “A corrida foi um momento de extrema emoção, pois reuniu mais de 400 participantes em Indaial,e o evento homenageou também os policiais cabo Maciel e cabo Sene, falecidos em 2022. Familiares das vítimas estiveram presentes no evento”, destaca Sheila.
Na sequência teve também uma corrida alusiva ao evento, e no dia 17 de maio, foi realizada uma blitz educativa que mobilizou vários órgãos de segurança. Sheila ressalta que a blitz educativa serve para chamar atenção dos condutores referente a questões de conscientização no trânsito. Nessa ação, eles puderam reunir todos os órgãos num só local, teve representante da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros Voluntários de Indaial, Departamento de Trânsito e Hospital Beatriz Ramos. Para Sheila, este foi um evento muito produtivo.
Já amanhã, dia 20 de maio, será realizada a 5ª Motocada Pela Vida. O evento terá a saída às 14h do Parque Vila Germânica, em Blumenau, e chegada prevista para às 15h30min na Igreja Matriz Santa Inês, em Indaial, que finaliza com benção do padre João Bachmann.
A atividade integra a programação do Maio Amarelo 2023, promovido pela Secretaria de Planejamento de Indaial, através do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte.
Em entrevista a diretora do Departamento de Trânsito destaca que “porém existe uma questão que é muito importante, apesar de todo o trabalho para que os motoristas tenham cuidado no trânsito, saber que questões como alta velocidade, celular ao volante e embriaguez não diminuíram. O motorista sabe que é errado, mais insiste em cometer esses crimes no trânsito. A diretora de trânsito diz que o papel da sociedade se torna cada vez mais importante, só assim é possível “sonhar” com um trânsito mais seguro”.

Você sabia

Quem visita o município de Indaial deve ter observado laços pintados em amarelo em algumas ruas, essas pinturas são uma lembrança de que naquela rua específica, infelizmente ocorreu uma morte no trânsito. De 2014 a 2023, o município de Indaial ele contabilizou 39 vítimas fatais, ou seja, são 39 ruas que tem laços amarelo pintados.


Seis pessoas são presas em Indaial durante operação da Polícia Civil Anterior

Seis pessoas são presas em Indaial durante operação da Polícia Civil

PM realiza operação para combater abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes Próximo

PM realiza operação para combater abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Deixe seu comentário