Conheça um pouco da história das 10 edificações tombadas pela Rota Nacional da Imigração em Indaial
INDAIAL - A arquitetura é certamente uma das mais belas formas de preservar a história de um povo e, neste quesito, Indaial pode se orgulhar. Recentemente, a cidade teve 10 edificações oficialmente tombadas pela Rota Nacional da Imigração em Santa Catarina.
De acordo com o auxiliar do Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Indaialense de Cultura, Thiago Campi Sperb, a homologação destes tombamentos é de extrema importância para a preservação da história da colonização do Vale do Itajaí como um todo, história essa que já vem sendo estudada - a título de preservação do Patrimônio Cultural - desde a década de 1980, e que culminou, em 2007, no tombamento de diversas edificações pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). "Os processos de tombamento do Iphan já haviam sido concluídos há alguns anos, restando apenas a conclusão destes por parte do Estado de Santa Catarina, via FCC", esclarece.
A proteção desta lei implica em algumas mudanças para os proprietários, mas cabe salientar que são apenas mudanças acerca da preservação das características arquitetônicas das edificações. "O tombamento não retira o direito de propriedade de ninguém, tampouco impede a venda ou locação do imóvel por parte dos proprietários. O que ocorre é que para se fazer qualquer mudança significativa na edificação, como reformas, ou alteração de qualquer característica do bem, deverá ser solicitada a autorização por parte da entidade que executou o tombamento, no caso dessas edificações à FCC".
Sperb ressalta ainda que existe a possibilidade de serem pleiteados recursos públicos para manutenção do bem, caso os proprietários não possuam condições para a manutenção e preservação. Além das 10 edificações indaialenses, outras 47, localizadas em diferentes cidades, foram tombadas pela mesma lei. Com isso, o número de imóveis tombados em Santa Catarina chega a 350 no total, um acréscimo de 20%
O bairro com o maior número de edificações tombadas é o Warnow. Confira a seguir um pouco mais sobre a história de cada um dos imóveis.
Casa Ristow
André Giovanella/
Residência construída na técnica enxaimel por volta de 1895, tendo como seus primeiros moradores a família Milbratz. Possui também tombamento federal.
Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
André Giovanella/
Exemplar único entre os templos construídos por imigrantes no Brasil, foi construída por volta de 1924. No interior da capela, a pequena e única nave é bastante iluminada pelas janelas laterais que fazem ressaltar a profusão de cores e formas das pinturas que se espalham pelas paredes e teto, impressionando pelo cuidado com que foram confeccionadas. Possui também tombamento federal.
Casa Enns
Heinz Beyer/
Edificação construída entre 1920 e 1923. No local funcionou a primeira fábrica de leite em pó da América do Sul. Seus sócios proprietários foram: Ludvig Paul, Frederico Hardt e August Bonse.
Casa Krieser
André Giovanella/
Edificação construída na técnica enxaimel, sendo uma das edificações mais antigas de Indaial, estando há mais de seis gerações na família Krieser. Infelizmente encontra-se em ruínas.
Casa Braatz
André Giovanella/
Edificação construída na técnica enxaimel por volta de 1932.
Estação Ferroviária do Warnow
André Giovanella/
A edificação abrigava a Estação Ferroviária do Warnow que pertencia à Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC). Foi desativada quando da extinção da EFSC no ano de 1971.
Casa Raiter
André Giovanella/
Edificação construída no ano de 1923 por Martin Raiter.
Comércio Enxaimel Warnow
André Giovanella/
Edificação construída na técnica enxaimel, não há informações precisas acerca da data de construção. Constituiu importante ponto comercial na região do Warnow.
Casa Hoeschl
André Giovanella/
Conjunto de edificações construído por Leopoldo Hoeschl há mais de 100 anos. Originalmente construída para abrigar um comércio de secos e molhados, açougue e residência.
Casa Voigt
André Giovanella/
Edificação construída na técnica enxaimel entre os anos 1914 e 1917.
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