Alguns passos simples podem auxiliar na hora de economizar e fugir de furadas nesta época do ano
INDAIAL - Na hora de escolher os presentes de Natal, o consumidor precisa estar atento para fugir das tentações e armadilhas. As dicas dos especialistas reforçam a importância da pesquisa e, sobretudo, do planejamento. Estes dois passos são essenciais para não adquirir nada nada que não seja realmente necessário e vá ser usado.
Planejamento e pesquisa
É preciso levar em conta o número de pessoas a presentear e o perfil do presenteado. Depois contabilize o quanto pode gastar. Tendo estes quesitos bem claros, defina o que será comprado antes mesmo de sair de casa, assim evita as armadilhas das novidades expostas nas lojas. Mas, escolher qual será o presente é apenas o início da jornada, em seguida é vital colocar em prática a boa e velha pesquisa, pois os preços variam bastante de um estabelecimento para outro. É preciso ficar alerta às informações sobre o preço à vista e a prazo, o número de parcelas e as taxas de juros mensal e anual, que devem estar afixadas em local de fácil acesso de forma legível e clara. Sempre que possível é preferível comprar à vista e pechinchar descontos.
Compras online
O método da pesquisa serve também pelas compras via internet, mas o cuidado nesta situação deve ser redobrado. A recomendação é ficar atento ao endereço eletrônico, que deve começar com https:// e ao cadeado de segurança que deve aparecer na tela. É importante ainda imprimir o comprovante da compra, com a descrição do pedido, e pedir um e-mail de confirmação, que deve conter a data de entrega do produto. Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados. Deve-se também evitar efetuar compras em sites que tenham domínio fora do país (sem o ".com.br").
Troca é garantida somente se houver defeito
É preciso observar as embalagens dos produtos, que devem ter todas as informações em português. Alimentos e cosméticos devem apresentar, entre outros, dados de: registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume ou quantidade, o fabricante ou importador. É importante verificar a possibilidade de troca se o presente não agradar, pois a troca é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) somente se o produto apresentar defeito e após ser levado para a assistência técnica.
Atendimento Online
O diretor do Procon de Indaial, Aetius Timar Hennings, explica que no site www.consumidor.gov.br, é possível se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias. Este é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo via internet. Ele não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores por meio de seus canais tradicionais de atendimento.
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